sábado, 30 de abril de 2011

Grãos integrais


Benefícios dos grãos integrais

Os seres humanos que começaram a emigrar da África e povoar o mundo, há mais de 50 mil anos, viajavam em pequenos bandos nômades e se abrigavam em cavernas, cabanas ou tendas feitas com peles. Caçavam, pescavam e colhiam plantas comestíveis, mudando de um acampamento para outro em busca de suprimentos sazonais de alimentos. Uma novidade aconteceu por volta de 12 mil anos atrás. Os homens do Oriente Próximo abandonam o velho estilo de caçar e começam a desenvolver a agricultura, estabelecendo-se em aldeias. As primeiras plantas cultivadas por nós, seres humanos, foram os grãos, ingeridos então pelos povos primitivos de forma integral.
Pelo parágrafo acima, você já pode perceber a importância dos grãos integrais na manutenção da boa saúde humana, um alimento que, de tão importante, já foi usado até mesmo como moeda de troca entre povos de aldeias distintas.
Aveia, arroz, trigo (com o farelo e o germe), semente de linhaça, gergelim, quinua, painço e centeio são os mais lembrados quando se pensa em grãos integrais. Além de serem fontes de fibra, vitaminas e minerais, possuem propriedades funcionais, prevenindo, por exemplo, doenças coronárias e de serem alimentos antioxidantes, que previnem o câncer e o envelhecimento.
As fibras presentes nos grãos integrais são insolúveis, ou seja, vão diretamente para o bolo fecal, regulando o trânsito intestinal e ao mesmo tempo ajudando a eliminar bactérias patológicas. 
 Para ser equilibrada, uma refeição deve conter grãos. Os médicos sugerem que nos alimentemos com 3 a 6 porções de grãos variados por dia, a começar pelo café da manhã, momento em que são ligados os motores de nosso corpo. Biscoitos com cereais, cereais com leite, pão integral e até arroz integral são sugeridos neste momento do dia, pois vão dar energia suficiente para iniciar o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário